Schleiermacher
1768-1834
Filósofo alemão considerado o fundador da hermenêutica enquanto disciplina filosófica. Seu diálogo com as hermenêuticas especiais e pretensão de converter um aspecto comum da interpretação de textos em conceito fundamental de uma hermenêutica universal contribuiu para que compreensão, linguagem e história se tornassem problemas fundamentais da filosofia.
Dilthey
1833-1911
Filósofo alemão conhecido como o fundador de uma teoria das ciências humanas. No primeiro tomo de sua "Introdução às ciências humanas" (1883), ele destaca que uma fundamentação de tais ciências deveria fornecer categorias adequadas à investigação dos seus objetos e explica por que seu método precisaria ser a hermenêutica.
Heidegger
1889-1976
Filósofo alemão considerado um dos maiores filósofos do século XX. Foi influenciado pela fenomenologia de Edmund Husserl. Em sua obra "Ser e tempo" (1927), ele desenvolveu uma fenomenologia hermenêutica com a pretensão de superar os limites e erros da tradição da metafísica e da teoria do conhecimento.
Gadamer
1900-2002
Filósofo alemão considerado um dos maiores expoentes da hermenêutica. Sua obra "Verdade e Método" (1960) teve grande impacto sobre o pensamento filosófico do século XX. É nesta obra que ele elabora uma filosofia propriamente hermenêutica, que trata o fenômeno da compreensão de uma perspectiva ontológica.